Sala de Imprensa

7761-Tiago Maranhao AlvesDurante sua palestra no painel tecnológico no 31º Fórum Nacional, o presidente da Sunew, Tiago Maranhão, levou consigo uma membrana fotovoltaica semelhante a uma folha de alumínio e orgulhosamente a apresentou como “a forma mais verde se de gerar energia no mundo, pesquisada nas universidades de ponta do planeta, criada aqui no Brasil”.

Maranhão usou a membrana como exemplo a ser seguido por empresas que buscam inovação, por se tratar de um material limpo, sustentável e que humaniza a energia. A Sunew é especializada na produção de painéis solares orgânicos.

O empresário provocou a plateia ao perguntar o que seria inovação. Na sua avaliação, o conceito fundamental de inovação está ligado à surpresa. “Não existe uma boa estratégia que seja óbvia”, disse. “Portanto, inovação é uma estratégia que surpreende e é bem executada”.

Com 20 anos de experiência no mercado, Tiago Maranhão já ocupou posições de liderança em startups e multinacionais como IBM, BellSouth e ARM. Sobre a “nacionalidade” das inovações, o executivo diz quem muitas pessoas lhe perguntam se a tecnologia criada em sua empresa é 100% brasileira. “Isso não existe mais. Nossos pesquisadores são de várias nações, e assim tem de ser para alcançarmos sucesso”, explicou.

Por fim, Maranhão se disse favorável à criação de um Comitê interministerial para aumentar a produtividade, tal qual já foi feito recentemente em outros países, com resultados bastante favoráveis. “Isso seria de grande valia para o Brasil”.