Livros

O sentido da vida e a busca da felicidade. J. Olympio, Rio de Janeiro, 2011 [XXIII Fórum Nacional- 2011].

O sentido da vida e a busca da felicidade publica os pronunciamentos, estudos e propostas apresentados na sessão de encerramento e em dois dos cinco painéis do XXIII Fórum Nacional, realizado no Rio de Janeiro em maio de 2011.

Grande foi a importância desse Fórum, que teve como tema básico “Visão de Brasil desenvolvido, para participar da competição do século (China, Índia e Brasil). E ‘o Sentido da Vida'”.

Ao conjugar-se a participação do país na competição do século (China, Índia e Brasil, em lugar de apenas China e Índia) com a visão de Brasil desenvolvido, pretendeu-se contribuir para mudar a história nacional.

Na visão do Fórum, de sentido humanista, além da prioridade conferida ao desenvolvimento nas dimensões econômica, social, ambiental, é preciso colocar em debate “o sentido da vida”, que se exprime na “busca da felicidade”.

Este é o tema da primeira parte deste livro.

Cabe lembrar que, na Declaração de Independência dos Estados Unidos, de 1776, já se colocava, entre as verdades a serem sustentadas como evidentes em si mesmas (por serem direitos inalienáveis), “a vida, a liberdade e a busca da felicidade” (“The Pursuit of Happiness“).

Esse tema se esclarece melhor nas análises feitas por João Paulo dos Reis Velloso e Gilberto de Mello Kujawski (sobre a busca da felicidade) complementadas por contribuições de Cristovam Buarque (sobre a PEC da felicidade, em tramitação no Congresso Nacional), Maria Clara Lucchetti Bingemer (sobre o sentido da vida como pergunta e plenitude), Leandro Chevitarese (sobre o tema no tempo em que vivemos) e Mauro Motoryn (sobre a felicidade como norte das políticas sociais brasileiras).

Na segunda parte, examinam-se as oportunidades sociais do Brasil em sua rota para o desenvolvimento. Roberto Cavalcanti de Albuquerque examina o que chama a segunda grande transformação do país e propõe uma agenda social para alcançá-la. Sônia Rocha analisa o ciclo virtuoso de melhorias no bem-estar e o fim da pobreza extrema. O Cônego Manuel de Oliveira Manangão aborda a questão da habitação popular. E Marilia Pastuk e Paulo Magalhães propõem as bases de plano de inclusão social para favelas do Rio de Janeiro.

A terceira e última parte, trata do tema da Segurança Pública, considerado de alta prioridade e urgência. Nelson Jobim define o papel das Forças Armadas
na estratégia nacional de Segurança Pública. José Eduardo Cardozo apresenta os eixos centrais da política nessa área. E José Vicente da Silva Filho indaga sobre as novas perspectivas da Segurança Pública no país.

Um segundo livro, também editado pela José Olympio, intitulado China, Índia e Brasil: o país na competição do século, publica os demais pronunciamentos, estudos e propostas do XXIII Fórum.

R.C.A.

Sumário

Apresentação
João Paulo dos Reis Velloso

PRIMEIRA PARTE – O SENTIDO DA VIDA E A BUSCA DA FELICIDADE

“A busca da felicidade”
João Paulo dos Reis Velloso

“O sentido da vida — A busca da felicidade”
Gilberto de Mello Kujawski

PEC da Felicidade
Cristovam Buarque

O sentido da vida: pergunta e plenitude
Maria Clara Lucchetti Bingemer

“O sentido da vida e a busca da felicidade”: reflexões filosóficas sobre o tempo em que vivemos
Leandro Chevitarese

A felicidade como norte das políticas públicas brasileiras
Mauro Motoryn

SEGUNDA PARTE – OPORTUNIDADES SOCIAIS: NA ROTA DOS DESENVOLVIDOS

O desenvolvimento social do Brasil: a segunda grande transformação
Roberto Cavalcanti de Albuquerque

O ciclo virtuoso de melhorias do bem-estar social e o fim da extrema pobreza
Sonia Rocha

O Fórum Nacional e a questão da habitação popular
Cônego Manuel de Oliveira Manangão

Bases preliminares para um plano de desenvolvimento visando à inclusão social em 20 comunidades (favelas e periferias metropolitanas) do Rio de Janeiro
Marilia Pastuk e Paulo Magalhães

TERCEIRA PARTE – SEGURANÇA, COM PRIORIDADE E URGÊNCIA (NÃO MAIS O “CRIME SEM CASTIGO”). INTEGRAÇÃO DE GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL

Estratégia nacional de Segurança Pública: o papel das Forças Armadas
Nelson Jobim

A política de Segurança Pública: eixos centrais
José Eduardo Cardozo

Segurança Pública: novas perspectivas?
José Vicente da Silva Filho