Livros

Novo modelo de desenvolvimento para criar no Brasil a “Era das Grandes Oportunidades”. Campus/Elsevier, Rio de Janeiro, 2012 [Fórum Especial – set/ 2011].

A Sessão de Abertura do Fórum Especial de setembro de 2011 dedicou-se a tarefa da maior importância para o país e seu futuro: apresentar e debater um novo modelo de desenvolvimento, uma espécie de New Deal verde, capaz de capacitar o Brasil a enfrentar a Grande Recessão iniciada em 2007 e de tornar-se, gradualmente, uma nação desenvolvida.

Divulgar esse modelo, bem como as principais propostas e comentários a ele feitos no Fórum, constitui o objetivo deste livro.

Na primeira parte, o Presidente do Fórum Nacional, João Paulo dos Reis Velloso, propõe as bases desse novo modelo, que, a seu ver, pode deflagrar uma mudança histórica.

Ele visa a criar no Brasil “a era das grandes oportunidades”. O país já tem experiências anteriores de transformar crise em oportunidade. Isso foi feito nos anos 1930, durante a Grande Depressão. E, igualmente, na segunda metade dos anos 1970, quando estourou a crise do petróleo. Nos dois casos, houve mudança de modelo de desenvolvimento, de modo a que se pudesse dominar os paradigmas econômicos e tecnológicos de cada uma das épocas e reduzir, como efetivamente se reduziu, o hiato de desenvolvimento entre o Brasil e os países adiantados.

Uma nova etapa de progresso pode também ocorrer agora. O país tem como avançar rapidamente na implantação da “Economia do Conhecimento” — tanto no sentido de levar o conhecimento em todas as suas formas — ciência, técnica, inovação —, a todos os setores da economia, quanto no propósito de disseminar conhecimento e informação por todos os segmentos da sociedade e todos os níveis de governo.

“Se a opção for feita” adianta Velloso, “iremos superar o seguinte problema, de dimensão histórica: o país tem pelo menos doze grandes oportunidades estratégicas (econômico-sociais), mas não tem sabido aproveitá-las”.

A segunda parte do livro traz os comentários e sugestões apresentados ao novo modelo. Rubens Ricupero trata de oportunidades no bojo da Grande Recessão. Julio Gomes de Almeida confronta o novo modelo com a política industrial, seu alcance e lacunas. Carlos Rocca e Laura Modesto dos Santos Jr. abordam o financiamento dos investimentos e o papel do mercado de capitais. Paulo Guedes trata das turbulências financeiras, das pressões
sobre os recursos naturais e da guerra pelos empregos. Márcio Garcia examina o Brasil face ao recrudescimento da crise internacional. Raul Velloso vê chegada a hora e vez de aumentar a poupança pública. Rumba Gabriel reclama para as favelas a busca da felicidade. E André Urani sublinha a importância da poupança privada para um Brasil em rota de desenvolvimento.

Um segundo livro, também relativo ao Fórum Especial de 2011, intitulado A questão ambiental e a Rio+20: a economia verde como oportunidade global para o Brasil, está sendo concomitantemente lançado pela Editora Campus/Elsevier.

R.C.A.

Sumário

Prefácio
João Paulo dos Reis Velloso

PRIMEIRA PARTE – BRASIL: NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA CRESCER NA GRANDE RECESSÃO E CRIAR A ERA DAS GRANDES OPORTUNIDADES (COMO EM 1929)

João Paulo dos Reis Velloso

Cenário: o mundo em que vamos viver. Raízes da grande recessão — econômica e política (de 2007 — até quando?)

Mudança de modelo – por quê? Porque o Brasil já fez; transformou crise em oportunidade (grande depressão dos anos 1930; crise do petróleo)

Proposta de novo modelo: new deal verde (defesa e ataque) new deal — ideia de aliança, de novo contrato social

Como aproveitar tais oportunidades? O desenvolvimento moderno — economia do conhecimento

Estratégia de desenvolvimento das grandes oportunidades (setores intensivos em recursos naturais, da bioeconomia, de altas tecnologias) pontos básicos

Conclusão: necessidade de um conjunto de políticas integradas, visando à meta do quarto centro global

Suma das sumas

Epílogo: a busca da felicidade

SEGUNDA PARTE – O NOVO MODELO: PROPOSTAS E COMENTÁRIOS

Grande recessão: oportunidade de novo modelo de desenvolvimento
Rubens Ricupero

Alcance e lacunas da nova política industrial
Julio Gomes de Almeida

Financiamento dos investimentos no Brasil e o papel do mercado de capitais
Carlos A. Rocca e Lauro Modesto dos Santos Jr.

Das invasões bárbaras à sociedade do conhecimento
Paulo Guedes

O Brasil frente ao recrudescimento da crise internacional
Márcio Garcia

A hora e vez de aumentar a poupança pública
Raul Velloso

Favelas: em busca da felicidade
Rumba Gabriel

Poupança privada para um Brasil em rota de desenvolvimento
André Urani