Livros

A hora e vez do Rio de Janeiro: desenvolvimento, segurança e favelas. J. Olympio, Rio de Janeiro, 2007 [XIX Fórum Nacional- 2007].

Este livro publica os pronunciamentos, estudos, projetos, sugestões e comentários da Sessão de Encerramento do XIX Fórum Nacional, ocorrida em 17 de maio de 2007, cujo tema foi “A hora e vez do Rio e o novo governo (ênfase em desenvolvimento, segurança e favelas)”.

Foi a primeira vez que o Fórum Nacional examinou a questão do desenvolvimento de um estado da federação, motivado pelo fato de, após anos de insuficiente dinamismo econômico, o Rio de Janeiro dispor de oportunidades concretas para voltar a crescer e desenvolver-se. Há, ademais, razões para dar ao novo governo do estado um crédito de confiança (ao abrir a sessão, o governador Sérgio Cabral comprometeu-se com a promoção do desenvolvimento, a segurança pública, a inclusão social).

A primeira parte do livro está dedicada à questão do desenvolvimento, com a apresentação das perspectivas dos grandes pólos de desenvolvimento do estado: pólo químico-farmacêutico, pólo da indústria naval, pólo metal-mecânico, pólo petrolífero, pólo de serviços avançados, pólo de turismo, pólo de agricultura irrigada e desenvolvimento florestal, pólo de confecções e pólo de cimento. A expectativa é que o Rio experimente nos próximos anos um ciclo de investimento extraordinário.

Também são objetos de discussão, as bases para a indústria de software a proposta de um cluster de logística marítima no Grande Rio, a iniciativa de um hospital para a criança cardíaca, além de projetos culturais.

Na segunda parte, as atenções voltam-se para a questão da segurança e das favelas. Propõe-se um pacto intergovernamental pela segurança, apresenta-se uma estratégia para enfrentar na dimensão adequada esse grande desafio, formulam-se políticas públicas para a inclusão social dos adolescentes pobres e se examina a experiência da Ação Comunitária do Brasil no Rio de Janeiro.

A última parte traz as sugestões e comentários às propostas e projetos apresentados.

Um outro livro relativo ao XIX Fórum Nacional, intitulado Chegou a vez do Brasil? Oportunidade para a geração de brasileiros que nunca viu o país crescer, também editado pela José Olympio, divulga os demais pronunciamentos, estudos e debates desse importante evento anual.

R.C.A.

Sumário

Apresentação

A hora e vez do Rio
João Paulo dos Reis Velloso

Introdução

O Rio de Janeiro e o novo governo
Sérgio Cabral

A Hora e Vez do Rio de Janeiro e o Novo Governo

Primeira Parte -Desenvolvimento

Pólos de desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro
Júlio César Carmo Bueno

Bases para o fortalecimento da indústria de software no Rio de Janeiro
Fernando Sandroni

Bases para um pólo (cluster) de logística marítima na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Felipe Góes e Eduardo Parente

O Hospital da Criança Cardíaca
Rosa Célia Pimentel Barbosa

Cultura e desenvolvimento: três projetos para o Rio
Luiz Paulo Conde

Segunda Parte – Segurança e Favelas

Pacto pela segurança (um Rio violento não é destino)
Jorge Armando Félix

Rio de Janeiro: o desafio da segurança pública
José Vicente da Silva Filho

Políticas públicas e ampliação dos horizontes dos adolescentes cariocas: o Cartão Rio-Jovem
André Urani

A experiência da Ação Comunitária do Brasil no Rio de Janeiro
Marília Pastuk

Terceira Parte  – Sugestões e Comentários

O melhor lugar para se viver
Márcio Fortes

É preciso transformar crescimento em desenvolvimento
Carlos Marianni Bittencourt

Pela sustentação do desenvolvimento do Rio
Olavo Monteiro de Carvalho

Rio 2026: contribuição para uma estratégia de desenvolvimento
Orlando Diniz