Sala de Imprensa

2954-Karla BertoccoA diretora de Parcerias e Governos do BNDES, Karla Bertocco, disse há pouco, no Rio, durante a sessão sobre Infraestrutura do 31º Fórum Nacional, que o banco já está mobilizado para assumir a nova postura exigida pelo governo Jair Bolsonaro, no apoio aos projetos de infraestrutura para o país.

Karla elencou três pontos que serão a base da atuação do BNDES como estruturador dos projetos que serão oferecidos à iniciativa privada. Segundo ela, o banco passa agora a atuar na condução do processo de estruturação e modelagem de projetos e de transferência ao setor privado.

O BNDES também dará apoio aos projetos na fase de maior risco e de restrição de acesso ao mercado de capitais, em parceria com o setor privado, além possibilitar o acesso ao mercado de capitais quando os projetos atingem a maturidade.

Karla explicou, no entanto, que haverá uma atenção permanente às diferentes faces dos projetos. “Existem riscos mais fáceis de serem assumidos pelo setor privado, mas existem outros que não conseguem esse ambiente”, disse, lembrando a importância para esses projetos do seguro garantia. E alertou: “Projetos têm que ser viáveis. Têm que ser financiáveis. Caso contrário não são projetos, são sonhos, não passam de idéias”, finalizou.