Henrique MartinsHenrique Carsalade Martins, do Grupo Brookfield, garantiu nesta sexta-feira, dia 22, que o Brasil tem uma demanda por investimentos em infraestrutura que poderá atrair pelo menos R$ 100 bilhões em investimentos por ano, em curto espaço de tempo, e que esse poderá ser um caminho seguro para a saída da atual crise econômica brasileira.

Martins lembrou que o Grupo Brookfield está no País desde 1889, onde concentra a maior parte dos US$ 33 bilhões destinados à América Latina.

O executivo disse ainda que, só nos últimos 18 meses, a empresa investiu R$ 30 bilhões no Brasil. “Para um investimento de R$ 100 bilhões por ano, você precisa de linha de financiamento de longo prazo. Precisa de bancos privados, não só o público, e agência reguladora forte e independente. Do contrário, não há marco regulatório confiável”, explicou Martins, que lembrou a quebra das regras do jogo pelo governo Dilma Rousseff no setor de energia, provocando uma explosão no reajuste das tarifas logo a seguir.

“Alguém tinha que pagar a conta”, lamentou Martins, que defendeu também um planejamento melhor de longo prazo e o fortalecimento das agências reguladoras, melhorando o ambiente de negócios no País.
“O setor elétrico todo ano tem, no mínimo, uma crise de bilhões. Com isso você aumenta o risco, o que leva ao aumento da tarifa”, concluiu.