Livros

Visões do Desenvolvimento Brasileiro – E nova Revolução Industrial – a maior, desde 1790. Fórum Nacional, Rio de Janeiro, 2014 [Fórum Nacional (Sessão Especial) – set. 2014].

Versão digital

Você não perde por esperar.

O presente volume reúne os textos concernentes à SESSÃO DE ABERTURA e ao PAINEL I do FÓRUM NACIONAL (SESSÃO ESPECIAL) realizado no BNDES (Edifício Ventura), nos dias 10 e 11 de setembro corrente.

Na primeira parte, os artigos do Presidente Luciano Coutinho, do BNDES, o meu próprio e o do Presidente Humberto Barbato, da ABINEE, cobrem, essencialmente, A NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – A MAIOR, DESDE 1790.

Se o País realmente ingressar nessa Nova Revolução Industrial, poderemos utilizá-la para impulsionar Estratégia de Transformação do Brasil em País Desenvolvido. Essencial é que não percamos mais essa Grande Oportunidade, em momentos nos quais fizemos opções erradas – por exemplo, na época da Independência, para os Estados Unidos, e nos anos 80 do Século XX para a Coreia, nosso principal concorrente.

A segunda parte, intitulada VISÕES DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO, concentrou-se nas apresentações feitas peles representantes, qualificados, dos três principais candidatos à Presidência da República – o Prof. Marco Aurélio Garcia (Dilma), o Economista José Roberto Mendonça de Barros (Aécio) e o Prof. Maurício Rands (Marina).

Nas terceira parte, tivemos a cobertura do tema REVOLUÇÃO NA INFRAESTRUTURA, por especialistas como Claudio R. Frischtak (“Desatando o nó da Infraestrutura no Brasil: uma Agenda de Reformas”) e Raul Velloso (“Escassez da Oferta de Energia Elétrica: muito além de São Pedro” – ou seja, superando o simplismo de falta de chuva).

Finalmente, a quarta parte é sobre o tema EDUCAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO, que se tornaram ainda mais importantes depois do advento da Nova Revolução Industrial. Temos, aí, as contribuições de Claudio de Moura Castro, Kalinka Iaquinto (FGV-Rio) e Sonia Rocha, todas de excelente nível.

As duas outras Sessões do FÓRUM NACIONAL (SESSÃO ESPECIAL), FAVELA É CIDADE: FAZER ACONTECER e O FUTURO DAS NOSSAS CIDADES (INCLUSIVE CULTURA) serão cobertas em outro livro.

Você não perde por esperar.

Sumário

Prefácio
João Paulo dos Reis Velloso

PRIMEIRA PARTE: RUMO AO BRASIL DESENVOLVIDO: NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL – A MAIOR DESDE 1790

Desafios para a retomada do crescimento sustentado –
Luciano Coutinho

Nova Revolução Industrial – a maior desde 1790 (para impulsionar Estratégia de Transformação do Brasil em País Desenvolvido) –
João Paulo dos Reis Velloso

É hora de repensar o Brasil, principalmente quanto ao Desenvolvimento Industrial –
Humberto Barbato

SEGUNDA PARTE: VISÕES DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO

Visão do desenvolvimento brasileiro
Marco Aurélio Garcia

Visão do Desenvolvimento Brasileiro –
José Roberto Mendonça de Barros

Visão do Desenvolvimento Brasileiro –
Maurício Rands

TERCEIRA PARTE: REVOLUÇÃO NA INFRAESTRUTURA

Desatando o nó da Infraestrutura no Brasil: uma agenda de reformas
Claudio R. Frischtak e Katharina Davies

Escassez de oferta de energia elétrica: muito além de São Pedro
Raul Velloso e Paulo Springer de Freitas

QUARTA PARTE: EDUCAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Ensino Técnico, formação profissional e outros animais exóticos
Claudio de Moura Castro

Transformar a Educação, para a Educação transformar o Brasil
Kalinka Iaquinto

Demografia e mercado de trabalho. O eu explica o declínio da desocupação no Brasil?
Sonia Rocha