Livros

Projeto de Brasil: opções de país, opções de desenvolvimento. J. Olympio, Rio de Janeiro, 2006 [Seminário Especial- 2006].

Este livro contém essencialmente uma proposta para a agenda do novo governo chamada “Projeto de Brasil – opções de país e opções de desenvolvimento”. Ao apresentá-la, o Fórum Nacional cumpre sua missão, estabelecida desde que foi criado, em 1988, de propor idéias para a modernização do país.

Versão preliminar dessa proposta foi objeto do II Painel do Fórum Especial de setembro de 2006, promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae), no Rio de Janeiro. É ocioso dizer que, mesmo depois de revisto para esta publicação, ainda se trata de um esboço, ou embrião. Isto porque o Projeto de Brasil – seus objetivos, estratégias, prioridades – deve resultar de um diálogo criativo e convergente entre governo e sociedade.

Coube a João Paulo dos Reis Velloso a redação e revisão do texto do Projeto de Brasil. Nessa tarefa, ele se utilizou amplamente dos estudos realizados nos últimos anos pelo Fórum Nacional sobre os mais diversos aspectos da evolução nacional. Estudos esses sempre voltados para a formulação de políticas e estratégias de desenvolvimento.

Dois textos complementares, considerados integrantes do projeto, constam do livro. O primeiro deles, de autoria de Sonia Rocha e Roberto Cavalcanti de Albuquerque, aborda a questão do emprego com ênfase no objetivo de elevar os níveis de ocupação e renda com justiça social.

O segundo, da lavra de Cláudio R. Frischtak, trata da inclusão digital como ferramenta do desenvolvimento econômico e da transformação social.

Integram ainda o livro as manifestações, sobre o Projeto de Brasil (e as próprias visões do futuro do país), dos coordenadores dos programas dos quatro principais candidatos a Presidência da República no primeiro turno das eleições de 2006. São eles: o economista César Benjamin, coordenador do programa da senadora Heloísa Helena; o senador Cristovam Buarque, coordenador de seu próprio programa; o professor Marco Aurélio Garcia, coordenador do programa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; e o empresário João Carlos de Souza Meirelles, coordenador do programa do ex-governador Geraldo Alckmin.

Um outro livro, resultante do Fórum Especial de 2006 e intitulado Brasil, um país do futuro?, também foi publicado pela José Olympio. Nele, a partir da famosa obra Brasil, um país do futuro, de Stefan Zweig, que completou 65 anos em 2006, compara-se o Brasil dos anos 1940 com o Brasil dos anos 2000, intentando-se, além disso, avaliar objetivamente que futuro tem hoje o país.

R.C.A.

Sumário

Introdução

Brasil: opções de país e opções de desenvolvimento
João Paulo dos Reis Velloso

Primeira Parte – Projeto de Brasil

Idéias para a agenda do próximo governo: Projeto de Brasil – opções de país e opções de desenvolvimento (nascido do diálogo entre Estado e sociedade)
João Paulo dos Reis Velloso

Segunda Parte – Emprego e Inclusão Digital: Prioridades Nacionais

A questão do emprego: mais ocupação e renda com justiça social
Sonia Rocha e Roberto Cavalcanti de Albuquerque

Inclusão digital para o desenvolvimento econômico e a transformação social
Cláudio R. Frischtak

Terceira Parte – O Projeto Brasil e os Programas dos Candidatos à Presidência da República

A visão de Heloísa Helena
César Benjamin

A visão de Cristovam Buarque
Cristovam Buarque

A visão de Luiz Inácio Lula da Silva
Marco Aurélio Garcia

A visão de Geraldo Alckimin
João Carlos de Souza Meirelles