Livros

Opção pela energia hidroelétrica (e outras energias renováveis). INAE, Rio de Janeiro, 2012 [Fórum Especial – set/ 2012].

Este livro traz contribuição inestimável a tema essencial para que o Brasil possa evoluir no sentido de uma Terceira Revolução Industrial: a Opção pelas Energias Renováveis (e principalmente peia Energia Hidroelétrica).

Alguns pontos devem ser destacados.

Primeiro, “o País possui hoje a matriz de geração elétrica mais limpa do planeta. Geramos Energia, majoritariamente, num percentual superior a 80%, por meio de Hidroelétricas”.

Segundo, o Brasil tem muito mais a explorar no campo das Energias Renováveis: a Bioenergia, já agora em Tecnologias de Segunda Geração (Etanol de Celulose de Cana, por exemplo), Energia Eólica e Energia Solar.

Em terceiro lugar, as Energias Renováveis já asseguram ao Pais uma das Matrizes Energéticas mais limpas do mundo: cerca de 50% de nossa Energia provém de fontes renováveis, em comparação com 15% da média mundial.

E o crescimento da demanda nas próximas décadas também deverá basear-se em fontes renováveis.

Finalmente, coloca-se em discussão uma nova perspectiva: na Área de Hidroeletricidade, a concessão por Bacias, e não por Aproveitamentos.

Os Estadas. Unidos já fazem isso desde os anos 30: o casa da Bacia do Tennessee (através da TVA). Esse uso de “Autoridades Regionais’; por Bacias, já
é feito também no caso de outras regiões americanas e na Inglaterra, assegurando o uso múltiplo de Bacias Hidrográficas.

No caso brasileiro, desde maio de 2000 que se vem propondo essa solução, fazendo-se a divisão do País em Bacias e Sub-Bacias (cerca de 60).

Com isso, o “Concessionário detentor de sua exploração Econômica seria responsável pela supervisão e o monitoramento de todas os aspectos ligados à
preservação ambiental (encostas, florestamento, qualidade de água, sedimentação, etc.), de forma que, em articulação com o Ministério Público e as Agências Reguladoras, esse mesmo concessionário (Autoridade Regional) atuasse na correção das situações de não conformidade, para que uma eficaz preservação ambiental passasse a ser exercida”

Sumário

Brasil, o país das fontes renováveis de energia
José da Costa Carvalho Neto

Energia hidroelétrica e outras fontes renováveis: Oportunidades e Desafios
Mario Veiga Pereira, Rafael Kelman e Tarcísio Castro

Hidroeletricidade e outras energias renováveis: A Situação Brasileira no Contexto internacional
Altino Ventura Filho

Competitividade Econômica e Desenvolvimento Sustentável via Concessões de Bacias Hidrográficas
José Luiz Alquéres

Energia hidroelétrica e outras fontes renováveis no Brasil
Luiz Pinguelli Rosa

Opção pela Hidroeletricidade e outras Fontes Renováveis de Energia
José de Freitas Mascarenhas

Apesar da hidroeletricidade, tarifas de energia no caminho da competitividade
Roberto Pereira D’Araujo

A bionergia e o futuro do Brasil
Marcos Buckeridge

Os veículos elétricos e a energia solar fotovoltaica
Prof. Ricardo Rüther

The energy policies and legal framework regulation of Brazilian market for renewable energy
Elbia Melo, Rosana Santos e Sandro Yamamoto