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Estratégia TIC Brasil 2022. BRASSCOM, Rio de Janeiro, 2013 [XXV Fórum Nacional (Jubileu de Prata – 1988/2013)].

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são ferramentas essenciais ao desenvolvimento e competitividade.

O Brasil vem sendo reconhecido internacionalmente pela qualidade de soluções de TIC desenvolvidas em várias áreas, como serviços financeiros, energia, agricultura, manufatura e governo eletrônico. A intensificação do emprego de TIC em segmentos críticos, como educação, saúde e pequenas e médias empresas, é essencial para que o País alcance um novo patamar de desenvolvimento.

Este livro, intitulado Estratégia TIC Brasil 2022, lançado no XXV Fórum Nacional (2013), resulta do trabalho da BRASSCOM – Associação Brasileira das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação – em parceria com seus associados, os serviços da consultoria McKinsey & Company e o apoio do Fórum Nacional.

Trata-se de uma iniciativa abrangente e orientada à aplicação, que ajude a remover os atuais gargalos de infraestrutura; potencialize a competitividade das empresas, especialmente em setores prioritários para o Brasil; promova inclusão e desenvolvimento social; modernize o Governo melhorando a qualidade dos serviços prestados à população; e crie valor e empregos de elevado perfil na indústria de tecnologias da informação e comunicação.

Em decorrência da execução da Estratégia TIC Brasil 2022, 1,5 milhão de empregos diretos e 3 milhões de indiretos serão criados na economia brasileira, mais de 85% das pequenas e médias empresas estarão usando serviços de computação em nuvem e mais de 70% das escolas, hospitais neste país poderão ser considerados “eletrônicos”.

Diversos programas orientados à realização das metas serão desenvolvidos, devendo seu êxito depender crucialmente de forte liderança do Governo Federal e de um modelo de governança que articule as ações dos atores-chaves envolvidos.

Para avançar nesses propósitos e gerar resultados de forma acelerada será fundamental a coordenação transversal do programa no primeiro nível de governo, bem como o detalhamento dos 12 programas propostos para viabilizar a Estratégia, com forte liderança dos atores do setor público e colaboração do setor privado. O lançamento imediato de 2 a 3 programas de alto impacto no curto prazo é fortemente enfatizado.

O Brasil encontra-se em momento propício para o desenvolvimento desta Estratégia TIC Brasil 2022. O Governo Federal priorizou as TIC dentre as políticas públicas mais relevantes, reflexo do entendimento nacional de que esta indústria é essencial para a competitividade, o desenvolvimento e capacidade de inovação do País.

Sumário

A relevância de TIC no mundo

Fatores de sucesso em casos emblemáticos internacionais

A oportunidade de TIC no Brasil e os gargalos existentes

Visão estratégica “Brasil TIC 2Ce2” e “framework” para sua concretização

Eixo de comunicação e liderança global
Eixo de contribuição à remoção dos gargalos ao desenvolvimento do País
Eixo de desenvolvimento econômico dos setores produtivos.
Eixo de desenvolvimento social em Educação e Saúde
Eixo de contribuição para um Governo moderno, eficiente e com qualidade
Eixo de criação de uma Indústria de TIC pujante e dinâmica
Eixo de obtenção de excelência em fatores críticos de sucesso

Os 12 programas “Brasil TIC 2022” e elementos-chave para o sucesso da implementação

Conclusão

Anexo I – Fontes consultadas