Livros

Dívida externa e desenvolvimento. J. Olympio, Rio de Janeiro, 1990 [I Fórum Nacional – 1988].

Em grande medida, a crise da década de 1980 teve lugar sob o signo da inflação e da dívida externa. O problema da inflação já foi tratado em outro livro do Fórum Nacional, intitulado Brasil: agenda para sair da crise – inflação e déficit público.

A presente obra discute a importante questão de se a década de 1990 está fadada ao mesmo destino, de constituir a dívida externa um dos bloqueios ao desenvolvimento nacional. Claro, no atual estágio, o seu efeito é muito maior sobre o déficit público (pela estatização de quase 90% da dívida) do que sobre o balanço de pagamentos.

Aqui se reúnem diferentes visões de como o Brasil deverá conduzir o problema do equacionamento da dívida externa, por conhecidos economistas que diretamente lidaram com o problema como ministros ou presidentes do Banco Central: Bresser Pereira, Reis Velloso, Ernane Galvêas, Affonso Pastore e Fernão Bracher. Winston Fritsch, na área acadêmica, tem, igualmente, longa experiência de lidar com o assunto.

O importante, em todas essas análises, é que ninguém está mais propondo uma solução convencional. Existe nítida convergência no sentido de que o Brasil terá de limitar o fluxo anual de pagamentos, por conta do serviço da dívida, a valores compatíveis com os nossos objetivos de controle da inflação (pelo efeito sobre o déficit) e de retomada da inflação (pelos efeitos de limitação da capacidade de importar e da poupança global). O Brasil deseja, certamente, manter relações normais com a comunidade econômica internacional, pela importância dos diferentes mercados (comércio, investimentos, tecnologia, financiamentos) para o nosso futuro econômico. Mas deve fazer isso dentro da nossa capacidade de pagamento, definida pelos objetivos referidos.

Sumário

Introdução Geral

Idéias para a modernização do Brasil

Dívida Externa e Desenvolvimento

Introdução

A inserção na economia internacional: oportunidades e riscos
João Paulo dos Reis Velloso

Da crise fiscal à redução da dívida
Luiz Carlos Bresser Pereira

Dívida externa, inflação e crescimento
Affonso Celso Pastore

A problemática do endividamento do ponto de vista de um país em desenvolvimento: Brasil
Fernão Bracher

Plano Brady: tarde e ainda muito pouco
Winston Fritsch

A dívida externa tem solução?
João Paulo dos Reis Velloso

Considerações sobre a dívida externa
Ernane Galvêas