Livros

Construindo sociedade ativa e moderna e consolidando o crescimento com inclusão social. J. Olympio, Rio de Janeiro, 2010 [XXII Fórum Nacinal- 2010].

Este livro publica parte dos estudos e pronunciamentos relativos ao XXII Fórum Nacional, ocorrido no Rio de Janeiro em maio de 2010.

João Paulo dos Reis Velloso observa na introdução que poucas vezes ficou tão nítida, como nesse evento, a característica do Fórum Nacional de voltar-se para a questão do destino do Brasil e ver como ele pode ser alcançado. E observa que a realização desse destino exige desenvolver no país uma sociedade ativa (que se manifeste) e moderna (voltada para o interesse público). Sociedade do diálogo, da tolerância, da negociação.

Este é o tema da primeira parte do livro, que traz contribuições do presidente da República em exercício José Alencar, José Eduardo Dutra, e de Cristovam Buarque, Fernando Gabeira, Márcio Fortes e Paulo Delgado. Além de debate sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH-3, apresentado pelo ministro Paulo de Tarso Vannuchi e comentado por Paulo Brossard e Arthur Virgílio.

A segunda parte trata da consolidarão das bases do crescimento econômico. Affonso Celso Pastore, Maria Cristina Pinotti e Terence de Almeida Pagano tratam dos limites ao crescimento econômico. Raul Velloso, Marcos Mendes e Marcelo Caetano, do redirecionamento dos gastos públicos para que se possa investir mais, crescer mais. José Tavares de Araujo Jr. examina as interfaces entre o progresso técnico e o desempenho exportador brasileiro. O ministro interino do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral, dá as receitas para a expansão das exportações, em especial de manufaturados. E Ricardo Markwald e Fernando Ribeiro trazem a visão da Funcex sobre as alternativas para estimular as exportações.

A última parte do livro aborda a questão do crescimento com inclusão social. Eduardo Portella examina o tema do ponto de vista da educação. Roberto Cavalcanti de Albuquerque empreende avaliação do processo de inclusão social no Brasil das últimas décadas. E Sonia Rocha analisa a situação dos pobres nesse processo.

Um segundo livro relativo ao XXII Fórum Nacional, intitulado Brasil, novas oportunidades: economia verde, pré-sal, carro elétrico, Copa e Olimpíadas, está sendo concomitantemente lançado pela editora José Olympio.

Durante o evento, foram distribuídos ainda dois Cadernos Fórum Nacional (com formatos de livros): o de número 9, intitulado Projetos de Integração Social de Comunidades (contemplando nove comunidades pobres do Rio de Janeiro); e o de número 10, intitulado Estratégia de implantação do carro elétrico no Brasil.

R.C.A.

Sumário

Introdução

Na crise, Brasil — desenvolvimento de uma sociedade ativa e moderna, Programa Nacional de Direitos Humanos, e outros temas
João Paulo dos Reis Velloso

PRIMEIRA PARTE – O DESENVOLVIMENTO DE SOCIEDADE ATIVA E MODERNA

Os compromissos de uma sociedade ativa e moderna
José Alencar

Importância da representatividade no fortalecimento das instituições políticas
José Eduardo Dutra

A modernização do Senado Federal
Cristovam Buarque

A modernização da Câmara dos Deputados
Fernando Gabeira

Legitimidade da representação política
Márcio Fortes

A modernização das instituições políticas
Paulo Delgado

O Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH-3
Paulo de Tarso Vannuchi

A anistia é irreversível
Paulo Brossard

A questão do Programa Nacional de Direitos Humanos
Arthur Virgílio

SEGUNDA PARTE – A CONSOLIDAÇÃO DAS BASES DO CRESCIMENTO

Limites ao crescimento econômico
Affonso Celso Pastore, Maria Cristina Pinotti e Terence de Almeida Pagano

Redirecionar os gastos para investir e crescer mais
Raul Velloso, Marcos Mendes e Marcelo Caetano

Progresso técnico e desempenho exportador: peculiaridades do caso brasileiro
José Tavares de Araujo Jr.

Como expandir as exportações, principalmente de manufaturados
Welber Barral

Expansão das exportações: quais as alternativas?
Ricardo Markwald e Fernando Ribeiro

TERCEIRA PARTE – CRESCIMENTO COM INCLUSÃO SOCIAL

Qualidade e inclusão social
Eduardo Portella

Uma avaliação do atual processo de inclusão social no Brasil
Roberto Cavalcanti de Albuquerque

Crescimento econômico e renda. Como ficam os pobres?
Sonia Rocha