Livros

Brasil, novas oportunidades: economia verde, pré-sal, carro elétrico, Copa e Olimpíadas. J. Olympio, Rio de Janeiro, 2010 [XXII Fórum Nacinal- 2010].

Este livro publica parte dos estudos e pronunciamentos relativos ao XXII Fórum Nacional, ocorrido no Rio de Janeiro em maio de 2010.

João Paulo dos Reis Velloso observa na introdução que poucas vezes ficou tão nítida, como nesse evento, a característica do Fórum Nacional de voltar-se para a questão do destino do Brasil e ver como ele pode ser alcançado. E, no tocante ao aproveitamento das principais oportunidades estratégicas que se abrem para o país, destaca o pré-sal e a estratégia de implantação do carro elétrico.

Este é o tema da primeira parte do livro, que traz contribuições de José Lima de Andrade Neto (o pré-sal como grande oportunidade e desafio), Luiz Paulo Vellozo Lucas (o marco regulatório do pré-sal), do próprio Reis Velloso (estratégia para o carro elétrico), Nelson Barbosa, Dyogo Oliveira e José Antonio P. Souza (incentivos ao carro elétrico), Ronaldo Mota (apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia aos veículos elétricos), Pietro Erber (viabilização dos veículos elétricos) e Henry Joseph Jr. (o veículo do futuro é o elétrico). Além de exposição sobre a nova matriz energética (Sinval Zaidan Gama) e proposta de política energética para a madeira (Jayme Buarque de Hollanda).

A segunda parte aborda as oportunidades das grandes empresas competitivas e das pequenas empresas modernas, publicando colaborações de João Carlos Ferraz,Emílio Odebrecht, Luiz Eduardo Falco e Eduardo Rath Fingerl.

A terceira parte inicia-se com estudo de Marcio Pochmann sobre o desenvolvimento sustentável na transição de sociedade urbano-industrial. Trata em seguida de outras oportunidades: a economia verde (Cláudio R. Frischtak); o papel do Estado na Copa e nas Olimpíadas (Fabio Giambiagi, Sergio Guimarães Ferreira, Sérgio Besserman Vianna e Luiz Antonio Souto); o Projeto AcquaRio (Marcelo Szpilman). E aborda o tema da responsabilidade cultural nas contribuições de Robert Minczuk, Giselle Frattini Vieira e Gustavo Luiz Pacheco.

Um segundo livro relativo ao XXII Fórum Nacional, intitulado Construindo sociedade ativa e moderna e consolidando o crescimento com inclusão social, está sendo concomitantemente lançado pela editora José Olympio.

Durante o evento, foram distribuídos ainda dois Cadernos Fórum Nacional (com formatos de livros): o de número 9, intitulado Projetos de Integração Social de Comunidades (contemplando nove comunidades pobres do Rio de Janeiro); e o de número 10, intitulado Estratégia de implantação do carro elétrico no Brasil.

R.C.A.

Sumário

Introdução

Na crise, Brasil — desenvolvimento de uma sociedade ativa e moderna, Programa Nacional de Direitos Humanos, e outros temas
João Paulo dos Reis Velloso

PRIMEIRA PARTE – APROVEITAMENTO DE OPORTUNIDADES ESTRATÉGICAS: PRÉ-SAL,CARRO ELÉTRICO, NOVA MATRIZ ENERGÉTICA

Pré-sal, oportunidade e desafio
José Lima de Andrade Neto

Marco regulatório do pré-sal, erro estratégico
Luiz Paulo Vellozo Lucas

Estratégia de implantação do carro elétrico no Brasil
João Paulo dos Reis Velloso

Carro elétrico: desafio e oportunidade para o Brasil
Nelson Barbosa, Dyogo Oliveira e José Antonio P. Souza

Veículos elétricos: a atuação do Ministério da Ciência e Tecnologia
Ronaldo Mota

A viabilização dos veículos elétricos
Pietro Erber

O veículo do futuro é o elétrico
Henry Joseph Jr.

Nova matriz energética: aumentando a participação da energia hidroelétrica
Sinal Zaidan Gama

Uma política energética para a madeira, a energia esquecida do Brasil
Jayme Buarque de Hollanda

SEGUNDA PARTE – MAIS OPORTUNIDADES PARA AS GRANDES EMPRESAS COMPETITIVAS E AS PEQUENAS EMPRESAS MODERNAS

Grandes e pequenas empresas competitivas e modernas
João Carlos Ferraz

Como dar mais oportunidades às grandes empresas competitivas
Emílio Odebrecht

A Oi e suas oportunidades de expansão
Luiz Eduardo Falco

O BNDES e a modernização das pequenas empresas
Eduardo Rath Fingerl

TERCEIRA PARTE – OUTRAS OPORTUNIDADES: A ECONOMIA VERDE, AS OLIMPÍADAS (E A COPA DO MUNDO) COMO SÍMBOLOS DE MODERNIDADE E RESPONSABILIDADE CULTURAL

Desenvolvimento sustentável na transição da sociedade urbano-industrial
Marcio Pochmann

O Brasil e a economia da sustentabilidade
Cláudio R. Frischtak

O papel do Estado, o projeto olímpico e a importância do legado
Fabio Giambiagi, Sergio Guimarães Ferreira, Sérgio Besserman Vianna e Luiz Antonio Souto

O Projeto AquaRio
Marcelo Szpilman

A ideia de responsabilidade cultural
Roberto Minczuk

O Banco do Brasil e a responsabilidade cultural
Giselle Frattini Vieira

O apoio da Caixa à cultura
Gustavo Luiz Pacheco