Livros

A questão social no Brasil. Nobel, São Paulo, 1991 [III Fórum Nacional- 1990].

O presente volume não é apenas um novo estudo sobre o problema social brasileiro. A idéia do Fórum Nacional foi, através de uma equipe de especialistas do IPEA, coordenada por Roberto Cavalcanti de Albuquerque, fazer um completo balanço e revisão da questão social no Brasil, tal como ela se configurou nas últimas duas décadas, não de forma isolada, mas articulada com o próprio processo de desenvolvimento. Para isso, levaram-se em conta, inclusive, os mais recentes relatórios de organismos internacionais sobre o problema, com o objetivo de verificar se o Brasil é realmente uma anomalia, no mundo, com uma situação social muito pior do que a situação econômica.

Os resultados são aqui apresentados em três partes.

Na primeira, tem-se a análise quantificada das dimensões reais da problemática social brasileira e sua base demográfica, além de uma discussão em profundidade dos problemas da pobreza, da desigualdade de renda e da situação demográfica.

As constatações feitas caracterizam o grande avanço, não só econômico como também social, ocorrido nos anos 70, num processo de dinamismo econômico socialmente convergente, isto é, naquela década o crescimento rápido foi acompanhado de substancial redução nos desníveis sociais, grande aumento do emprego e muita redução nos níveis de pobreza absoluta. De particular interesse é o fato de que, em termos relativos, o Nordeste teve um desempenho consideravelmente superior à média brasileira.

Já nos anos 80, com a conhecida insuficiência dinâmica do País, houve uma tendência a estagnação econômica socialmente truncada. Quer dizer, enquanto a renda per capita virtualmente estagnava, a continuação da melhoria social passou a limitar-se a alguns aspectos, e a pobreza absoluta regrediu a níveis anteriores a década de 70.

Na segunda parte, dois temas especiais são analisados: a educação básica e a política habitacional. A terceira parte consiste num debate amplo sobre o estudo do IPEA, com a participação dos líderes políticos e empresariais e de representantes da Igreja.

Sumário

Introdução

Onde está a consciência social do País? (Idéias para a modernização)
João Paulo dos Reis Velloso

Parte I – A questão social e sua base demográfica: as dimensões reais

A situação social no Brasil: um balanço de duas décadas
Roberto Cavalcanti de Albuquerque e Renato Villela

Pobreza no Brasil: uma avaliação dos anos 80
Hamilton C. Tolosa

A desigualdade de renda no Brasil
José Guilherme Almeida Reis, José Santos Rodriguez e Ricardo Paes de Barros

O problema demográfico brasileiro: diagnóstico e perspectivas
Manoel Augusto Costa

Parte II – Temas especiais: educação básica e habitação

Educação básica no Brasil: um desafio à democracia e à competitividade
Divonzir Arthur Gusso

Proposta de estratégia habitacional
Almir Fernandes

Parte III – O debate sobre a questão social

A questão social e a retomada do desenvolvimento
Luiz Alfredo Salomão

Falsos antagonismos, falsas questões
Márcio Fortes

Apontamentos sobre a questão social no Brasil
Raphael de Almeida Magalhães

A questão social no Brasil: avaliação e estratégias
Pe. Fernando Bastos de Ávila