Histórico

“UMA ESTRATÉGIA PARA ORIENTAR A POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO, UM PROGRAMA PARA A SOCIEDADE E UM PLANO DE AÇÃO*
I.“No mundo que esta Estratégia considera, o pobre – em verdade, o povo – está capacitado e preparado para definir sua vida. Países nesse tipo de mundo teriam Economias de Mercado Dinâmicas e Inovativas, complementadas por Estados Ativos.

“Não é o mundo em que estamos, mas é um mundo para o qual podemos evoluir.

II. “A Estratégia concebida incorpora uma Visão de Desenvolvimento como sendo uma mudança estrutural, na qual Instituições, embora se transformando ao longo do caminho, têm uma poderosa influência sobre os processos em si mesmo.

III. “São processos dinâmicos em que a história e o aprendizado
importam para o que acontece no que está por vir. “A Estratégia pode exprimir-se sinteticamente em termos de dois pilares: construindo um clima de Investimento para o Empreendedorismo e o Crescimento; e capacitando e investindo em Desenvolvimento Humano, de modo que todos possam participar e modelar aquele Crescimento.

IV. “O objetivo da Estratégia é elevar os padrões de vida de todo mundo, mas particularmente da gente pobre.

V. “Essa Estratégia se encerra com uma chamada para a Ação. Há uma especial oportunidade para agir agora, com base não apenas nas realizações e lições dos últimos cinquenta anos, mas também nas conquistas e objetivos da Comunidade Internacional no presente século.”

* Ver “Growth and Empowerment – Making Development happen” (“Crescimento e Empoderamento – fazendo o Desenvolvimento acontecer”), Nicholas Stern, Jean–Jacques Dethier e F. Halsey Rogers, The MIT Press, Cambridge, Massachussetts, EUA, 2005.

O BRASIL PRECISA INTEGRAR-SE À NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, USANDO O “MODELO ESCANDINAVO” E A ECONOMIA DO CONHECIMENTO, PARA IMPULSIONAR O APROVEITAMENTO DAS NOSSAS GRANDES OPORTUNIDADES (ECONÔMICAS, SOCIAIS, CULTURAIS) E TRANSFORMAR-SE GRADUALMENTE EM PAÍS DESENVOLVIDO.

A IDEIA
27 ANOS VOLTADOS PARA O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO (ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA, CULTURAL E AMBIENTALMENTE)

No FÓRUM NACIONAL (SESSÃO ESPECIAL), realizado nos dias 10 e 11 de setembro, mostrou-se que o Brasil precisa acordar para a emergência da Nova Revolução Industrial – a maior, desde 1790.

No XXVII FÓRUM NACIONAL, programado para maio de 2015 (dias 11 a 14), o grande tema será:A HORA E VEZ DO BRASIL: (POVO BRASILEIRO) DIANTE DA NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL, ATRAVÉS DO APROVEITAMENTO DE GRANDES OPORTUNIDADES (ECONÔMICAS, SOCIAIS, CULTURAIS)

O desdobramento da ideia será feito ao longo das seguintes Sessões:

SESSÃO DE ABERTURA: ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO DO BRASIL EM PAÍS DESENVOLVIDO
Dia 11.5, segunda-feira (tarde)
De 14h30 às 17h30

PAINEL I – COMO IMPULSIONAR O CRESCIMENTO BRASILEIRO – INCLUSIVE NA ÁREA MACROECONÔMICA PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Dia 12.5, terça-feira (manhã)
De 10 horas às 13 horas

PAINEL II – IMPULSO ÀS TECNOLOGIAS DO SÉCULO, NO BRASIL PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
De 14h30 às 17h30

PAINEL III – MELHORANDO A GOVERNANÇA DOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA
Dia 13.5, quarta-feira (manhã)
De 10 horas às 13 horas

PAINEL IV – FAVELA É CIDADE: FAZER ACONTECER (INCLUSIVE NA CULTURA)
(ROCINHA, CANTAGALO, PAVÃO-PAVÃOZINHO, MANGUINHOS, COMPLEXO DO JACAREZINHO, COMPLEXO DO ALEMÃO, CIDADE DE DEUS, TURANO, SALGUEIRO)
De 14h30 às 17h30

SESSÃO DE ENCERRAMENTO “TEATRO MÁGICO DA CULTURA”*: COMO FAZER ACONTECER
Dia 14.5, quinta-feira (manhã)
De 10 horas às 13 horas