Histórico

DESACORRENTANDO PROMETEU – Um Novo Brasil: Brasil das Reformas e das Oportunidades – E o povo nas ruas – como transformar em trunfo para o Desenvolvimento

Maio de 2014 – Dias 12, tarde; 13 e 14, manhã e tarde)
(Segunda a quarta-feira)

CAIXA CULTURAL
Av. Almirante Barroso, 25 – subsolo (Rio)

VISÃO ESTRATÉGICA (“PLANEJAMENTO PARA A LIBERDADE”)
“Posicionar, guiar e coordenar a livre, espontânea Criatividade das Instituições e indivíduos, abrindo espaço para suas qualidades, diferenças, experiência, tradições, esperanças e, mesmo (quando não desprovidos de espírito cooperativo), preconceitos. E assim objetivando, o melhor possível, uma aliança feliz da necessidade do pensamento por coisas definidas e a não menor necessidade da vida pelo indefinido e o inesperado”.

“A parede e a rosa na parede”.
Síntese: “Liberar as forças Criativas da Economia e da Sociedade”.
Salvador de Madariaga

A Ideia
26 ANOS VOLTADOS PARA O DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO
Para isso, O XXVI FÓRUM NACIONAL vai concentrar-se na ideia de que o Brasil é, hoje, um Prometeu acorrentado, pela armadilha do Baixo Crescimento. Para desacorrentá-lo e superar a armadilha, passando a crescer rapidamente e aproveitar Grandes Oportunidades, é preciso ter Visão Estratégica, novos caminhos para as Políticas Macroeconômicas, Salto na Competitividade Internacional, principalmente na Área Industrial, e outros impulsos: Economia do Conhecimento, Tecnologia e Inovação, Terceira Revolução Industrial. A seguir, os temas das Sessões.

SESSÃO DE ABERTURA UM NOVO BRASIL: BRASIL DAS REFORMAS E DAS OPORTUNIDADES
Dia 12.5, segunda-feira (tarde)
De 14h30 às 17h30
PAINEL I – DESACORRENTANDO PROMETEU, PARA FUGIR DA ARMADILHA DO BAIXO CRESCIMENTO
Dia 13.5, terça-feira (manhã)
De 10 horas às 13 horas

PAINEL II – O BRASIL COMO POTÊNCIA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, IMPULSIONANDO AS TECNOLOGIAS DO SÉCULO XXI (INCLUSIVE A NANOELETRÔNICA)
De 14h30 às 17h30

PAINEL III – FAVELA É CIDADE (ROCINHA, CANTAGALO, PAVÃO-PAVÃOZINHO, BOREL, MANGUINHOS, COMPLEXO DO JACAREZINHO, COMPLEXO DO ALEMÃO, CIDADE DE DEUS, TURANO, SALGUEIRO, FORMIGA)
Dia 14.5, quarta-feira (manhã)
De 10 horas às 13 horas

SESSÃO DE ENCERRAMENTO
De 14h30 às 17h30