Histórico

XXV Fórum Nacional (Jubileu de Prata – 1999/2013) – realizou-se no Rio de Janeiro (sede do BNDES) de 13 a 16 de maio de 2013, sob o título: O Brasil de Amanhã. Transformar Crise em Oportunidade. Cinco Ideias-Força: Integração na Terceira Revolução Industrial; Transição para a Economia do Conhecimento; Estratégia Nacional de Acesso ao Mercado de Capitais; Mobilização Nacional pela Competitividade Internacional do País, Viabilizando Grandes Oportunidades; Na Rota do Brasil Desenvolvido.

O evento constou de Sessão de Abertura (O Brasil de Amanhã. Transformar Crise em Oportunidade. Cinco Ideias-Força: Integração na Terceira Revolução Industrial; Transição para a Economia do Conhecimento; Estratégia Nacional de Acesso ao Mercado de Capitais; Mobilização Nacional pela Competitividade Internacional do País, Viabilizando Grandes Oportunidades; Na Rota do Brasil Desenvolvido), cinco painéis:
Painel I: O Brasil na Rota do Desenvolvimento;
Painel II: O Brasil e a Inovação – Chave do Desenvolvimento Moderno;
Painel III: Terceira Revolução Industrial: Desenvolver no Brasil as Tecnologias do Século – TICs e Biotecnologia à Base da Biodiversidade. E o Pré-Sal – Ainda uma Grande Oportunidade;
Painel IV: Desenvolvimento Humano: Transformando a Educação, Reduzindo a Pobreza e Convertendo a Pequena Empresa Moderna em Pilar do Desenvolvimento;
Painel V: “Nem um Dia se Passa sem Notícias Suas” Planos de Inclusão Econômica e Social de Favelas. e
Sessão de Encerramento (As Testemunhas).

O XXV Fórum Nacional  contou com a participação do Professor Dr. Christoph M. Schmidt, Membro do Conselho Alemão de Especialistas Econômicos e Presidente do RWI Essen, do Professor Guillermo E. Perry, da Universidad de Los Andes e Ex-Economista-Chefe para a América Latina e Caribe, Banco Mundial. Ex-Ministro das Finanças, Colômbia. Ex-Ministro de Minas e Energia, Colômbia, do Professor Laurentino Gomes, da Universidade da Pennsylvania e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e autor dos livros “1808” e “1822”, do Ministro Augusto Nardes, Presidente do Tribunal de Contas da União, do Reitor Carlos Américo Pacheco, do ITA, do Ministro Aloizio Mercadante, da Educação, do Ministro Marcelo Neri, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (PR) e Presidente IPEA, do Reitor José Vicente, da Faculdade Zumbi dos Palmares, de D. Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, do Vice-governador Luiz Fernando de Souza (Pezão), do Rio de Janeiro, do Prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro e da Profª Emérita Walnice Nogueira Galvão, da USP entre outras autoridades, dirigentes de instituições públicas e privadas e pesquisadores.

Os trabalhos apresentados no XXV Fórum Nacional estão publicados nos livros abaixo listados.

Estratégia TIC Brasil 2022. BRASSCOM – Associação Brasileira das empresas de Tecnologia de Informação e Comunicação. BRASSCOM, Rio de Janeiro, 2013 [XXV Fórum Nacional (Jubileu de Prata – 1988/2013)].

Favela como oportunidade – Plano de Desenvolvimento de Favelas para sua Inclusão Social e Econômica (Complexo do Jacarezinho e do Alemão). João Paulo dos Reis Velloso e Marilia Pastuk (coordenadores). INAE, Rio de Janeiro, 2013 [XXV Fórum Nacional (Jubileu de Prata – 1988/2013)].

Favela como oportunidade – Plano de Desenvolvimento de Favelas para sua Inclusão Social e Econômica (Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Rocinha, Borel e Complexo de Manguinhos). João Paulo dos Reis Velloso e Marilia Pastuk (coordenadores). INAE, Rio de Janeiro, 2013 [XXV Fórum Nacional (Jubileu de Prata – 1988/2013)].

As testemunhas. João Paulo dos Reis Velloso (coord.). INAE, Rio de Janeiro, 2013 [XXV Fórum Nacional (Jubileu de Prata – 1988/2013)].

Manifesto por um Brasil Desenvolvido. João Paulo dos Reis Velloso (coord.). INAE, Rio de Janeiro, 2013 [XXV Fórum Nacional (Jubileu de Prata – 1988/2013)].

Transformando crise em oportunidade: como o Brasil fez na Grande Depressão (anos 30) e na Crise do Petróleo (1973/83). João Paulo dos Reis Velloso (coord.). INAE, Rio de Janeiro, 2013 [XXV Fórum Nacional (Jubileu de Prata – 1988/2013)].