Histórico

XXIV Fórum Nacional realizou-se no Rio de Janeiro (sede do BNDES) de 14 a 17 de maio de 2012, sob o título: Rumo ao Brasil Desenvolvido (Em Duas, Três Décadas): Estratégia de Desenvolvimento para Transformar Crise em Oportunidade, através de Três Propostas Básicas (Economia do Conhecimento, Mobilização pela Competitividade Nacional e Uso Universal do Mercado de Capitais), Aproveitando Grandes Oportunidades. Brasil – “País de Classe Média”.

O evento constou de Sessão de Abertura (Rumo ao Brasil Desenvolvido Desenvolvimento Humano e Humanismo, e Domínio do Novo Paradigma Econômico (Economia do Conhecimento) – Para Ter Grandes Oportunidades e Promover a Mobilização Nacional pela Competitividade, Principalmente Industrial), cinco painéis:
Painel I: Prioridade À Estratégia de Competitividade Internacional do Brasil, Principalmente na Área Industrial, com Maior Participação das Empresas no Mercado de Capitais e Bons Fundamentos Macroeconômicos;
Painel II: O Futuro da Inovação, no Brasil. E Como Usar o Pré-Sal para Transformar a Economia;
Painel III: Desenvolvimento Humano: O Binômio Criativo – Educação de Qualidade (País de Alto Conteúdo de Capital Humano) e Emprego (Só o Emprego Tira da Pobreza);
Painel IV: “Indústrias Criativas” – Como Transformá-las em Grandes Oportunidades (Cinema, Teatro, Livro, Artes, Música, Carnaval);
Painel V: Nova Era: Transformar as Comunidades (Favelas), em Oportunidade para Desenvolver o País: Plano de Desenvolvimento de Favelas, para Sua Inclusão Econômica e Social) e
Sessão de Encerramento: Visões de Brasil e “Os Estatutos Do Homem”.

O XXIV Fórum Nacional  contou com a participação do reitor da UNIMONTE Ozires Silva, do ministro Aloizio Mercadante, da Educação, da ministra Anna de Hollanda, da Cultura, do ministro Aldo Rebelo, do Esporte, do vice-governador do Estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando de Souza Pezão entre outras autoridades, dirigentes de instituições públicas e privadas e pesquisadores.

Os trabalhos apresentados no XXIV Fórum Nacional estão publicados nos livros abaixo listados.

Favela como oportunidade – Plano de Desenvolvimento de Favelas para sua inclusão social e econômica. João Paulo dos Reis Velloso (coord.), Marilia Pastuk e Vicente Pereira Jr.. INAE, Rio de Janeiro, 2012 [XXIV Fórum Nacional, 2012].

Desenvolvimento humano, “indústrias criativas”, favelas e “os estatutos do homem” (ode ao amor, à vida e à liberdade). João Paulo dos Reis Velloso (coord.). J. Olympio, Rio de Janeiro, 2012 [XXIV Fórum Nacional, 2012].

Rumo ao Brasil desenvolvido (em duas ou três décadas). João Paulo dos Reis Velloso (coord.). Campus/Elsevier, Rio de Janeiro, 2013 [XXIV Fórum Nacional, 2012].