Histórico

O XXIII Fórum Nacional realizou-se no Rio de Janeiro (sede do BNDES) de 16 a 19 de maio de 2011, sob o título: Visão de Brasil Desenvolvido para Participar da  Competição do Século (China, Índia e Brasil). E “O Sentido da Vida”.

O evento constou de Sessão de Abertura (A Competição do Século: China x Índia? Ou China, Índia e Brasil?), cinco painéis:
Painel I: Visões de Brasil Desenvolvido: As Instituições;
Painel II: Segurança, com Prioridade e Senso de Urgência (não mais o “Crime sem Castigo”) (Integração de Governo Federal, Estadual e Municipal);
Painel III: Políticas Macroeconômicas e Competitividade Brasileira para Termos um País Desenvolvido;
Painel IV: Grandes Oportunidades Econômicas, para o Brasil Desenvolvido;
Painel V: Oportunidades Sociais para Entrar na Rota dos Desenvolvidos e Sessão de Encerramento: “O Sentido da Vida” – A Busca Da Felicidade.

O XXIII Fórum Nacional contou com a participação do Prêmio Nobel de Economia, Prof. Edmund S. Phelps, dos Ministros Guido Mantega, da Fazenda, Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, Nelson Jobim, da Defesa, José Eduardo Cardozo, da Justiça e Paulo Bernardo, das Comunicações entre outras autoridades, dirigentes de instituições públicas e privadas e pesquisadores.

Durante o evento, foi distribuído ainda o Cadernos Fórum Nacional número 9, intitulado “O Sentido da Vida” – A Busca da Felicidade.

Os trabalhos apresentados no XXIII Fórum Nacional estão publicados nos livros abaixo listados.

O sentido da vida e a busca da felicidade. João Paulo dos Reis Velloso (coord.). J. Olympio, Rio de Janeiro, 2011 [XXIII Fórum Nacional, 2011].

China Índia e Brasil: o país na competição do século. João Paulo dos Reis Velloso (coord.). J. Olympio, Rio de Janeiro, 2011 [XXIII Fórum Nacinal, 2011].