Cadernos do Forum Nacional

Projetos de Integração Social de Comunidades. , Rio de Janeiro, 2010 [XXII Fórum Nacinal- 2010].

Os Projetos de Integração Social que constituem este caderno FÓRUM NACIONAL 9 já se inserem na nova fase do FÓRUM, de promover a elaboração de projetos de interesse da sociedade.

Isso representa um passo adiante no trabalho do FÓRUM NACIONAL, que consistia em reunir as lideranças do País, de forma pluralista, para a discussão que resultasse em propostas relativas ao desenvolvimento do Pais – econômica, social, política e culturalmente.

Praticamente desde a sua criação, em 1988, vem o FÓRUM discutindo o tema da Segurança Pública nas grandes cidades brasileiras – problema que evolui pari passu com o desenvolvimento do narcotráfico e com a favelização das cidades.

Sobre o tema, duas coisas principais temos ressaltado. De um lado, que a população das comunidades são os “sem Estado”. Sem Estado, pela falta de segurança. E sem Estado pela falta de políticas sociais.

De outro, que “favela é cidade”, embora seja, em geral, tratada como gueto da Idade Média. Lado mais pobre da cidade, mas cidade.

Considerando o lado preventivo da segurança é que decidimos promover a elaboração desses nove Projetos de Integração Social, de comunidades localizadas em diferentes regiões da cidade.

O ponto principal da iniciativa é que todos esses projetos, a serem entregues ao Prefeito do Rio (e ao Representante do Governador do Estado) na sessão de abertura do XXII FÓRUM NACIONAL, foram elaborados pelas lideranças das próprias comunidades, segundo roteiro que sugerimos.

O importante, a partir de agora, é que os projetos aconteçam.