Cadernos do Forum Nacional

Comportamento das exportações e importações, 2003-2006: suas relações com as políticas macroeconômicas e caminhos de saída. , Rio de Janeiro, 2007 [II Fórum Internet].

Como preparação para o XIX Fórum Nacional (maio de 2007), realizou-se o II Fórum Internet (inteiramente pela Internet), tendo em vista o resultado alcançado com o primeiro, em fins de janeiro, sobre o tema “Quem elegeu o Presidente Lula?”

A idéia foi discutir um tema que tem sido amplamente debatido, de diversas formas, nas últimas semanas: o desempenho das exportações e importações brasileiras, e seus efeitos gerais sobre a economia. A evolução de nosso comércio exterior tem sido ligada ao câmbio, e às vezes também aos juros e à questão fiscal.

Colocou-se, portanto, a perspectiva que serviu de base a esse novo Fórum Internet.

De um lado, partimos da idéia de que o que está ocorrendo na balança comercial, e suas repercussões, deve ligar-se ao que poderíamos denominar de síndrome macroeconômica – a interligação e interação entre câmbio, juros e questão fiscal (sem esquecer outros fatores, como a falta de modernização da infra-estrutura).

De outro lado, uma visão de médio prazo (e não simplesmente conjuntural), para permitir a análise do tema do ponto de vista da competitividade internacional do País e do crescimento. Evidentemente, duas questões se colocam desde logo: a tendência a câmbio flutuante que flutua… para baixo pode estar minando as bases de nossa competitividade? E, igualmente, as bases do regime de câmbio flutuante? De qualquer modo, o que se deve fazer, quanto à síndrome, e particularmente quanto ao câmbio?

Dentro dessa visão é que se estruturou a programação (em Anexo, ao final deste Caderno).