Cadernos do Forum Nacional

A verdadeira revolução brasileira (as cinco revoluções sociais). , Rio de Janeiro, 2006 [XVIII Fórum Nacional].

Este Caderno do Fórum Nacional divulga os papers da mesa-redonda do primeiro dia do XVIII Fórum Nacional (15 de maio de 2006), cujo tema foi “A Verdadeira Revolução Brasileira: uma Agenda de Transformação da Sociedade”. Revolução verdadeira porque não se refere às intervenções armadas tão freqüentes durante o Século XX no Brasil, mas está voltada para as grandes transformações estruturais: de natureza, política, ética, social.

Seguem-se, pela ordem, a contribuição de José Murilo de Carvalho (A Revolução da Cidadania – como o povo e a sociedade civil podem dizer o que querem ao Estado); a de Miguel Reale Júnior (A Revolução do Cumprimento da Lei – “No Brasil, fazer cumprir a lei é revolucionário”); a de Roberto Teixeira da Costa (Revolução Ética: na Sociedade, e, principalmente, na Política, no Governo, na Empresa); a de Cláudio de Moura Castro (Revolução na Educação – Acabando com o ídolo de pés de barro: um bom Ensino Fundamental como pedra angular do Sistema de Educação); e a contribuição de Roberto Cavalcanti de Albuquerque e Sonia Rocha (A Revolução Social – Dar vez aos pobres, dar voz aos pobres).

Precede esses textos “Mensagem aos brasileiros de boa fé”, lida na primeira parte da Sessão de Abertura do Fórum. Nela se propõe que os brasileiros de boa fé assumam a liderança do País, não tolerem o intolerável e formulem e executem uma estratégia de desenvolvimento com opção pela economia do conhecimento.